sexta-feira, 3 de junho de 2011

Emilia Romagna e Toscana: nosso roteiro

A Itália é um país fantástico. Principalmente porque cada cidade que você passa, tem um clima diferente, uma "cara" própria.

Veneza é única. Apaixonante...e muito romântica.

Roma é hors concours, rs. A cidade é imponente, quente, agitada.

Hoje falarei sobre nosso passeio pelo meio da Itália. Não tinhamos reservado hotéis para estes 3 dias, pois não sabíamos ao certo onde íriamos ficar. Isso é meio "aventura" tá? Dormimos em hotéis bons (o de Siena era razoável), mas por uma noitezinha só vale a emoção.

Pegamos o carro na saída de Veneza (Em Veneza Mestre - Piazzale Roma, local onde ficam ônibus, táxis, locadoras de automóveis, etc.) e seguimos para Padova, nossa primeira parada (ainda na região do VENETO). Leia mais sobre as regiões da Itália aqui.



A cidade é pequena, charmosinha, e suas principais atrações são a igreja de San Antonio di Padova (Santo Antônio de Pádua) e a praça da cidade, que tem um laguinho lindo. Umas poucas horinhas na cidade são sifucientes.

Seguimos de lá direto para Bologna, nossa 2ª parada do dia. Bologna é uma cidade grande, da região da EMILIA ROMAGNA, seu trânsito é levemente complexo (nosso GPS pirou lá, rsrs). É uma cidade medieval, como tantas que existem por ali, com muitos prédios interessantes e construções com arcos e torres, de tijolinhos.


Comemos um legítimo Spaghetti alla bolognese, estava delicioso. O jantar do casal ficou por cerca de 40 euros, com vinho (taças). A cidade é linda à noite, passeamos bastante pelo centro histórico.

Atenção: se for de carro, não é permitido estacionar no centro histórico da cidade, nem pegando os tickets nas máquinas de rua. Somente os residentes podem parar, e eles tem um adesivo ou coisa parecida para colocar no carro. A jogada é pedir no hotel ou albergue para que eles entrem no sistema do estacionamento da prefeitura (eles têm acesso ao sistema) e cadastrar a placa do seu carro lá, como turista, para evitar as multas. A moça do nosso hotel nos deu um cartão, que permitiu que deixássemos o carro lá por uma noite, foram 9 euros por esse ticket (ui!).  Ficamos no Albergo Panorama (hotel uma *), bem no centro, 60 euros a noite, com café, com banheiro externo, porém tudo lá era muito limpo. Uma noite, rola.

Muitas das cidades na Toscana vão ter esse problema de estacionamento, a dica é perguntar no hotel se eles tem estacionamento, ou se têm convênio com algum.

Agora um caso que aconteceu em Bologna. Eu tinha visto no blog do Márcio, que me ajudou demais nas pesquisas sobre a Itália, que em Bologna existe a NUTELLERIA (isso mesmo, TUDO com Nutella, rs). Botei meu GPS para achar o tal paraíso, daí que me deparo com um aviso na porta: Estamos fechados hoje por motivo de greve do sindicato...AAAAhhh, e não é que em nossa direção veio vindo a passeata dos manifestantes, em frente à Nutelleria?!!! Tivemos que sair voado, porque nosso carro estava obstruindo a passagem dos sindicalistas! KKKK Juro! A polícia montada veio em nossa direção... Mas conseguimos sair. Fiquei frustrada, pois amo Nutella, mas depois fomos embora rindo do episódio no carro...rs

No dia seguinte, seguimos para Firenze, que já está na região da TOSCANA, onde resolvemos ficar. A cidade é maravilhosa, com suas pontes, construções, praças...O que encanta em Firenze são as lindas vistas, desde a Ponte Vecchio, às vistas panorâmicas da cidade, lá de cima da Piazzale Michelangelo.




O entardecer é lindo...deixe para ver lá de cima, na Piazzale Michelangelo. Prepare as canelas, a subida é hardcore...rs Dormimos no Hotel Ariele, 90 euros a noite, com café. Rodamos um pouco atrás de hotel, e os bonzinhos eram nessa faixa de 90, 100 euros.

Os gelattos de Firenze são deliciosos, uma loja a cada esquina. Custam cerca de 2 ou 3 euros. Jantamos em um ótimo restaurante, não gravei o nome, e gastamos uns 50 euros o casal (com bebidas).

Saindo de Firenze, no dia seguinte, fomos para San Gimignano. Você deve deixar o carro fora da cidade, há estacionamentos por toda parte (pagos). Se for de ônibus, eles deixam as pessoas perto do centro, e param fora.

Este lugar é simplesmente divino. A cidade é toda cercada de muros, e você entra, literamente, por uma porta. Dentro, ela parece saída de algum filme, parece um cenário do Projac, rs. Acho que vi o "Totó" por lá...rs



Muitas ruelas, escadinhas, praças. Sentamos em um dos bares da rua "principal", tomamos vinho com bruschetta e proschiutto. Um lanchinho de 20 e poucos euros, para nós dois. Muuuuito bom...
Ah, e tem uma loja de sabonetes artesanais que fiquei apaixonada, a HerbarioToscano. Comprei alguns destes em formato de bolinha, e pendurei no banheiro. O de tangerina é maravilhoso...minha casa está toda perfumada. Fora a lembrança, toda vez que entro no banheiro...

Ficamos umas 3 horas na cidade, é micro, deu para ver tudo. Ah, e os vinhos são bons e baratos.

Seguimos para Siena, onde ficamos para dormir.

Siena já é maior, não tão "rural". Lindíssima.





Muitos castelos, construções medievais, e também um centro histórico por onde se entra a pé. Deixamos o nosso carro no albergo (tipo uma pensão), chamava-se Casalbergo, e a diária foi de 60 euros com banheiro no quarto.

Ah, lá é ótimo para comprar vinho. Eu comprei alguns para malocar na mala, pena que fica inviável trazer muitos...é muito barato. Comemos uma pizza à noite, não gastamos nem 20 euros (com refri).
         
De manhã cedo, seguimos para Roma.

Aí são outros 500 (posts)... 

2 comentários:

Márcio Jardim disse...

Não acredito que vc não conseguiu ir na Nuttelaria??? Mas, não se preocupe vc vai de novo... ;-) Obrigadíssimo pela indicação... Já coloquei seu blog na minha lista lá no blog...
beijão

Priscilla Castro disse...

Esses seus roteiros nos deixam com água na boca!!!!
uahuahauahauh!!!

lindas fotos viu, amei tudo!

bjooo
http://castro-pri.blogspot.com/