segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Quanto custa viajar para...

Eba!!! Se volto a postar nesse cantinho que adoro é porque boas novas se aproximam... ;)

Uma dica bem legal que tenho usado no planejamento das próximas férias é a plataforma QUANTO CUSTA VIAJAR.

Sempre que vou a um lugar que não conheço, busco em blogs e sites informações sobre os custos básicos deste lugar, por exemplo, refeições, atrações, transportes...etc Algumas vezes encontro, e outras, não!

Sabe aquele tipo de dúvida: quanto custa jantar em Positano? Quanto custa o ferry em Capri? Quanto custa o Museu X?

Este tipo de informação (como preço de alimentação, por exemplo) não precisa ser "exata", mas ajuda a "compor" o orçamento global da viagem, que, logicamente, deve ser flexível em certa medida. Isso é principalmente importante em viagens mais longas. Se você precisar controlar orçamento, claro, rs.

Voltando ao site, nele você pode selecionar a cidade:


E dentro da página do lugar, você vai navegando no tipo de custo que está interessado. Ótimo né?


Olha que legal a aba alimentação, dá uma boa referência de valores e inclui o "indice Big Mac", que é um comparativo mundial (como se fosse uma cotação) dos preços do famoso sanduba.


Claro que, em determinado ponto, ele te dá a chance de contratar alguns serviço ;) , este é o marketing touch da plataforma.

To curtindo a deliciosa fase de planejamento!

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Onde deixar as malas em Paris?

No nosso último dia de viagem, o vôo sairia às 23h de Paris. Tínhamos, ainda bem, um dia inteiro para curtir... Mas me lembrei, um dia antes, que eu não havia combinado com o anfitrião do apartamento, sobre horário de checkout, que de praxe é até às 12h. 

Por via das dúvidas, na noite anterior mandei mensagem ao dono do ap. pedindo para deixarmos a mala lá (em um canto, fechadinha). Ele consultou os próximos hóspedes (a tecnologia proporciona essa rapidez fantástica;) !, e eles disseram que tudo bem, pois só entrariam no apartamento à noite.

Enfim, nem precisamos, mas fuçando a internet descobri que existe lugar para deixar as malas/bagagens guardadas em Paris (sem ser no aeroporto, o que seria super fora de mão!)!! A empresa City Locker, essa excelente idéia para deixar as malas guardadas durante períodos de 24h dentro de Paris. Também é possível armazenar por períodos maiores entrando em contato por email com eles.

O processo é bem fácil, todo feito pela internet. Você seleciona o local onde vai deixar as malas, paga (cartão, Paypal, etc) e recebe um código para digitar na porta e no armário. Simples assim. Entre e conheça melhor no site deles (tem versão em português). 

Passamos em frente (acidentalmente!!) a uma das 13 lojas deles, a de Saint-German-des-Prés e vimos que é seguro e bem detalhado. Não tem funcionário algum! 

Oferecem wifi , caso você passe desavisado e decida fazer a contratação na hora. Coisa de cidade voltada para o turismo! Demais né? 



sexta-feira, 29 de maio de 2015

Minha experiência com AirBnB em Paris!

Paris é uma daquelas cidades (assim como Nova York, Roma, Amsterdam...) em que hospedar-se bem requer uma dose extra de cuidados. Há muitos hotéis bons (que em sua maioria são bem caros), inúmeros hotéis medianos (quase todos mais antigos, alguns "caindo aos pedaços") e alguns bons, mas muuuuito afastados da cidade.

Por isso mesmo, Paris é das cidades em que vale a pena alugar apartamento. Você tem a chance de ficar em uma localização top, pagando menos que um hotel na mesma região.

Estava doida para testar o AirBnb, e vou dividir aqui minha primeira experiência de aluguel de apartamento, em Paris. O site em si é de muito fácil navegação, visual agradável e opções de apartamentos e casas mil! Já confessei, outras vezes, que adoro essa parte de escolher a hospedagem...fico semanas, meses escolhendo, comparando, rs.

Você poder filtrar sua busca com inúmeros itens, de acordo com sua necessidade. Por exemplo, até mesmo restringir a locais que tenham elevador! (para quem vai com criança, carrinho, etc é primordial, rs!).

Ao clicar em um apto, você vai à uma página que te mostra o preço da diária (e mais taxas, se houver), o perfil do anunciante/anfitrião, fotos e o mais legal: os comentários de quem já ficou no lugar.

Este é o perfil do apartamento, vejam que, mesmo um tempo após a estadia, o preço da diária continua na média que pagamos, cerca de 100 euros. Muito bom valor comparado aos bons hotéis na região
(que estão de 200 euros para cima)
Esse é o link do apartamento que alugamos, para o período de 19 a 23 de abril de 2015. Como já conhecíamos Paris, e na outra vez nos hospedamos em Cambronne (falei aqui), queríamos conhecer outra área. E navegando no AirBnB, me apaixonei pela Ile de St.Louis, aquela ilhazinha no centro de Paris, ao lado da Ile de la Cité, onde fica a Notre Dame.

Desde que nosso pedido de reserva foi aceito, troquei mensagens com o dono, Xavier, e fui tirando algumas dúvidas de maneira bem tranquila, até o dia de chegada. Ele explicou onde estaria as chaves, código de entrada da porta, senha de wifi...etc.

Fica na região mais central da Paris, por isso mesmo, onde ficam os hotéis mais caros da cidade. Fala se não é um luxo poder hospedar-se na ilha, por um preço amigo!? S2 !!

Vamos à estadia. Chegamos em Paris, vindo de Lisboa, à noite (22h30), e a cidade estava deserta. Descemos numa estação de metrô bem próxima ao ap (um dos pontos positivos) e caminhamos bem pouco até a ilha. Bem fácil de achar, já que Xavier, o anfitrião, já havia passado as coordenadas. Após uma certa dificuldade em conseguir ativar o wifi (liguei para o Xavier do aparelho que há no apartamento e resolvemos), tudo correu perfeitamente.

Quando o dia amanheceu, já nos sentíamos em casa. Esta, aliás, é a grande vantagem de alugar apartamento. Você abre mão de certos luxos do hotel, mas em compensação fica como um local.


Cozinha, tudo integrado ao quarto. Tem todos os utensílios necessários.

Vista de uma janela, na verdade tipo uma "báscula".

Dá para ver o quarto, como podem perceber, é pequeno. Para um casal é ótimo. Tudo bem novinho e limpo.


Tem escada e elevador, daqueles que cabem 2 pessoas...

Entrada do prédio.

Pátio interno, pois há 2 prédios.
 ARREDORES






Estação SULLY-MORLAND, bem próxima.

Rio Sena, nosso vizinho....S2

 Adoramos a experiência, e recomendo, tanto o site quanto o apartamento!  

Relembrando um detalhe: em algumas cidades, como Lisboa, Atenas, e outras, a hospedagem em hotel é mais barata, daí talvez o aluguel de apartamento não compense tanto...Pesquise! ;)

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Bate-e-volta que vale a pena: Guimarães!

Temos um pouco de preguiça de bate-e-voltas, pelo fato de que na maioria das vezes dá vontade de ficar mais no lugar...pela mão de obra de ir e voltar...etc.

Mas Porto-Guimarães é um passeio fácil e rápido. E sim, um dia lá dá para curtir bem.

Ah, escolhemos Guimarães pois meu marido tem o sobrenome Guimarães (e eu, depois de casada!), e queríamos conhecer mais sobre a origem do nome, a história...Descobrimos, para nossa surpresa, que Guimarães teve papel primordial na fundação de Portugal como país!

A linda estação de trem São Bento - Porto.
 Compramos o ticket na hora, e pegamos o trem de 10 e pouco, e demorou 1h10, percurso agradável. Custou 3 ou 4 euros/pessoa, não guardei o bilhete.



Estava friozinho nesse dia (Abril), mas a cidade é lindinha demais. Estava quase deserta...



As ruazinhas eram só nossas! Demais!!



Almoçamos no restaurante BUXA (foto). Uma delícia. Quem quiser uma indicação, vá sem medo.

Subida para o Castelo. Aí começamos a ver grupos de turistas voltando. Ufa...


D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal
 Castelo de Guimarães

É daqueles castelos medievais, sem ouro e glamour! Bem Game of Thrones! 


Adoramos o passeio! Visite Guimarães!

Pegamos o trem de volta por volta de 17h, e ainda aproveitamos a noite no Porto!

domingo, 17 de maio de 2015

Dias em Porto - Portugal



Pegamos o trem às 17:39 na estação Oriente (Lisboa) em direção à Porto. Durou cerca de 3h, bem tranquilo. Chega na estação Porto-Campanhã e custa entre 24 e 35 euros (1ª ou 2ª classe). Comprei no site da CP (Comboios de Portugal). 

Chegamos e fomos direto para o hotel. Preferimos pegar um táxi, apesar de existir a possibilidade de pegar o metrô da estação Campanhã até a estação São Bento (que ficava próxima ao hotel), mas era noite e estava muito frio (Abril).

ONDE SE HOSPEDAR NO PORTO

Ficamos num ótimo hotel, Grande Hotel do Porto, fiz a reserva pelo Booking. Fundado em 1880, é o mais tradicional da cidade. Dentro está todo reformado, é um luxo só. Mas é aquele luxo que só "é chique" porque é genuíno, pois se você copiar a decoração deles beira o brega, rsrs, hoje em dia. Vários salões internos, para tomar café, ler ou fumar (lá pode!), com placas na parede, com assinaturas de várias celebridades, reis e políticos que se hospedaram no hotel. Linda experiência.

Jantamos no restaurante do hotel e foi muito bom.

Fachada do hotel
 


sala de leitura

Acordamos e fomos conhecer a cidade. Realmente é o que todo mundo diz...

Primeiro a parte alta:


O lindíssimo Majestic Café é um dos top 10 café mais lindos do mundo, pelo City Guides. Vale muito a pena entrar e tomar um café, capuccino, ou o que você quiser. O preço não é exorbitante, gastamos uns 20 euros para comer um lanche da tarde, tipo uma jantinha, não inventa de converter rs!







Indo para a parte baixa, passamos pela foz do Rio Douro, no encontro com o mar. Muito lindo esse lado da cidade. 

Me lembrou, humildemente, a nossa praia do Ribeiro (VV)


A Ribeira, que é a parte baixa da cidade, ao lado do rio, é o verdadeiro cartão postal. 


Feirinha no Cais da Ribeira (esse dia era Domingo).


No Cais da Ribeira tem vários bares e restaurantes, e boas lojinhas para comprar vinhos, azeites, patês (boas lembranças de viagem)!


A Ponte D.Luís I foi construída em 1881 por Gustave Eiffel, aqueeeeeeele....ligando o Porto a Vila Nova de Gaia (Gaia). Dá para atravessar andando, é pequeno o trecho.



Do lado de Gaia, que é muito agradável e cheia de bons bares e restaurantes, o que mais encanta é a vista que se tem do Porto, Havia várias pessoas desenhando a paisagem S2...



Porto (e Gaia) valem a viagem!!!