quinta-feira, 26 de maio de 2011

Pontapé inicial: pensando o itinerário na Europa

Um mosquitinho que pica, uma coceirinha gostosa que dura. Uma cachaça.
O mecanismo é mais ou menos assim (vou fazer a análise baseada na minha vida e experiência): você planeja, planeja, e a viagem que estava distaaaante acontece. (Distante no mapa, no tempo, na viabilidade ($$$))

E você, contente, percebe que é possível e acessível conhecer outros lugares, outras culturas.
E aí você quer mais. E mais.

Esse foi o ponto de partida para a criação do blog. Não só isso, mas as histórias, dicas e fotos que tirei nas últimas férias foram o pontapé inicial. Muitas das dúvidas que eu tive antes e durante a viagem eu postarei aqui, para contribuir com os viajantes de 1ª e de infinitas viagens.

Deixando bem claro que não sou especialista, mas tenho, modéstia à parte, uma grande habilidade em encontrar e organizar informações. Além disso, meus amigos estão disputando à tapa meu diário da viagem, rs.




Um primeiro tema que acho legal falar é do planejamento de quantos dias ficar em cada local na sua viagem à Europa. Cada viajante tem seu jeito, mas acho legal (quando possível) não fazer paradas muito corridas, para poder ter condição de encaixar programas que aparecem sem planejar, ou poder repetir um lugar legal.

Deve-se levar em conta os vôos de ida e volta (por qual país é melhor chegar, e voltar), os trajetos internos, os meios de transporte disponíveis, o clima em cada lugar.

Na minha última viagem, esta foi a distribuição que fizemos dos dias e lugares:

BARCELONA - 4 dias (achei pouco, deu para conhecer os pontos mais interessantes, mas acho que pelo menos 1 dia a mais seria melhor para ter mais calma, e a cidade é fantástica).

PARIS - 6 dias (excelente período, fizemos todos os pontos e atrações, e ainda fomos a Giverny e Versalhes. Pudemos passear com calma, ir a parques, andar de bicicleta. Para um roteiro mais enxuto, sugiro um mínimo de 4 dias)


VENEZA - 2 dias (suficiente para conhecer tudo, e repetir alguns pontos)


TOSCANA:
PADOVA E BOLOGNA - 1 dia (de carro, deu para conhecer Padova e depois passar a tarde em Bologna e dormir lá)

SAN GIMIGNANO E SIENA - 1 dia (deu para passear nas duas cidades, dormindo em Siena)

                                                                 
  ROMA - 4 dias (em 3 dias dá para conhecer tudo, o último dia foi legal para passear em parques, andar de bicicleta)


ATENAS - 3 dias (suficiente para fazer os pontos principais da cidade)

  
SANTORINI - 4 dias (para nós foi perfeito, estava sol e gostamos de ficar à toa, mas depende do tipo de viajante que você é, e da época que está indo. As atrações de Santorini são praias, vistas espetaculares, "O" pôr-do-sol, restaurantes. Se não tiver sol, acho que 4 dias seriam demais. Além disso, havia a possibilidade de ficar um ou 2 dias em outras ilhas, como Mykonos, mas nós optamos por ficar só lá. E não nos arrependemos).


Como viajamos no final de Abril, optamos por deixar os lugares mais "frios" no início (Espanha e França), e os mais quentes para o final (Itália e Grécia), já em Maio, pois a ideia era pegar praia na Grécia.
Deu certo assim, mas não há fórmula né?

Fechando com chave de ouro na Grécia


Ah, quase ia esquecendo. O nome do blog é uma singela homenagem à Grécia, o mais encantador dos países que já conheci (sem desmerecer os outros), ao povo grego, e à pessoa, iluminada, que inventou a Salada Grega. É viciante! (8 dias na Grécia = 8 dias pedindo Salada Grega, rsrs)

Um comentário:

Poliana disse...

Fantastico o blog Quel!!PArabéns!!Bjos!!