sexta-feira, 25 de maio de 2018

1º post - ATACAMA

A cidade de San Pedro de Atacama fica a aproximadamente 1600 km de Santiago, bem ao norte do Chile. Como disse na postagem anterior, deixamos alguns pertences no aeroporto de Santiago, para onde voltaríamos para seguir ao Brasil no retorno.

Nossa opção (e a mais fácil) é ir de avião a Calama. Há vôos da LATAM e da SKY, cia chilena. Nosso vôo Santiago-Calama pela SKY custou U$ 140, para 02 pessoas, ida e volta. O vôo é rápido, cerca de 2h, e o aeroporto de Calama é moderno e organizado. No meio do "nada", super interessante.


Gosto de relembrar que fomos em Maio (14 a 21), para que ao se planejarem, saibam mais detalhes do clima e temperatura (sempre sinto falta dessa informação nas postagens por aí...).

Chegando em Calama, já se percebe um sol "diferente"... sol do deserto como os guias falam. É interessante, pois no sol é bem quente, e quando vai para a sombra, o vento é frio...de tarde, a sensação (na sombra) é de uns 22, 23 graus.

De Calama a San Pedro de Atacama, você pode alugar um carro (na verdade há várias pick ups para aluguel) ou pegar um transfer. Nós já tínhamos fechado com um transporte (PAMPA tour) mas no desembarque você tem 3 ou 4 empresas oferecendo os serviços. O preço é tabelado: 12.000 pesos chilenos Calama-San Pedro ou pagando a ida e volta 20.000 pesos chilenos por pessoa.

O trajeto até San Pedro de Atacama dura cerca de 1h30, e a estrada já é uma atração, te apresentando o que te espera nos próximos dias.


Chegamos no início da noite, por volta de 19h30, e isso foi ideal para a "aclimatação". Pudemos ver a cidade à noite, caminhar com calma (é importante caminhar devagar na chegada, por causa da altitude) e jantar no centro. De noite, a temperatura cai bem! Vai de uns 12 graus, até uns 7, de madrugada.


Comemos no restaurante TIERRA TODO NATURALE, que delícia! Como a comida é bem feita, e bem temperada no Chile, ótima dica, veja aqui.




Nosso hotel escolhido foi o CKOI LODGE, que é um típico hotel no estilo Atacameño, construção de "barro", bem típica, com decoração bela e rústica. Que lugar legal!!! Equipe amigável e pronta a ajudar. Fiz pelo Booking, valor foi de U$ 162 a diária. Pontos fortes: água quente no banheiro (usei até banheira, muito boa!); o quarto "segurava bem" o frio (váaarias cobertas disponíveis) e café da manhã bem caprichado, servido em cada mesa individual.




As Lhamas estão em todo lugar. No quarto e na área externa do hotel.


Áreas externas do hotel, uma delícia.

Café da manhã feito com capricho, pão caseiro quentinho, café, cereais. 


Mascotes do CKOI LODGE: Lhamas, Cachorro, Gato. 



Um cantinho pra tomar um sol à tarde. E sempre água quente pronta para chá. Você toma muuuito chá lá
 (de coca e de outros que quiser...rs)
 No Atacama há uma infinidade de acomodações, de vários preços (muitos hostels), então escolhemos um hotel próximo ao centro, mas que tivesse um ar mais típico. Não é dos mais baratos e nem dos mais caros. Há resorts e hotéis 5 estrelas com diárias de muitos millllls reais.

Teríamos 3 dias inteiros e mais 1/2 dia (já que nosso vôo de volta seria às 17h50), então, após pesquisar e conversar com pessoas que foram, priorizamos os passeios que são considerados imperdíveis.

Nosso ROTEIRO PARA 4 DIAS NO ATACAMA ficou assim:

- 1º dia - Laguna Cejar e Lagunas Escondidas (tarde - inclui Coquetel final de tarde)
- 2º dia - Vale da Lua e Vale de Marte (tarde - inclui Coquetel final de tarde) e Tour Astronômico (noite - 21h-0h)
- 3º dia - Lagunas Altiplânicas (inclui café da manhã e almoço)
- 4º dia - Geyser el Tatio (inclui café da manhã)

AGÊNCIA

Reservamos os passeios com a agência ARAYA, e agora posso recomendá-la de olhos fechados. Muito organizados (a Roberta é brasileira), enviou uma programação completa na véspera, mandava avisos diários e tinha uma ótima equipe de guias, bem informados sobre todos os passeios (chilenos, que falam "português" - dava para compreender bem).

Sobre contratar agência ou fazer passeios "solo", aí vai minha opinião (exclusivamente sobre o Atacama). Alguns amigos fizeram os passeios de moto, sem guia. Mas, o que aconteceu conosco foi: a agência ARAYA nos levava sempre no fluxo oposto à maioria dos turistas... Ou seja, quando todos paravam na "primeira lagoa", nosso grupo ia para a "última" primeiro, e ia retornando. Então, deste modo, estávamos quase sempre sozinhos nos locais. Isso rende cada FOTO INCRÍVEL!!!

Outro detalhe são os macetes na hora de comprar as entradas dos parques (são pagos à parte, nos locais). Os guias sempre têm preferência, em relação aos viajantes-solo.

Mais uma coisa. Saber o horário correto de se realizar cada um dos passeios faz a diferença. Com alguma pesquisa é possível fazer sozinho. Mas confesso que a comodidade de ter a agência te pegando no hotel na hora marcada, e te deixando de volta, nos deixava bem livres para curtir totalmente cada passeio. Já fizemos viagens de carro e trem, por nossa conta. Mas é claro que rola sempre uma ansiedade (quando não stress) em dirigir em estrada novas. Ps. Não sei como funciona o GPS no deserto, talvez funcione bem, não me informei.

Últimas e NÃO MENOS IMPORTANTE OBSERVAÇÕES:

1 - Organize os passeios por ordem "crescente" de altitude. Isso é legal pois assim você diminui o risco de sentir algum sintoma (algumas pessoas relatam dor de cabeça, náuseas, tonturas...). Assim, os últimos passeios são os mais "altos".
2 - Não se esqueça de itens básicos em todos os passeios, que são: água, filtro solar e protetor labial, boné/chapéu, casacos para o fim do dia.
4 - Algumas agências oferecem, com os passeios, alguns mimos que são "Coquetel" no fim de tarde e Café da manhã. Não são todas. Dentre as que pesquisei, que ofereciam isso E, além disso, tinham GRUPOS PEQUENOS, a ARAYA apresentou a melhor proposta. Não me arrependi mesmo! (Caso queira pesquisar outras, sugiro FLAVIA BIA EXPEDIÇÕES e AYLLU, para comparar).
3 - Achei acertada, pessoalmente, a decisão de não encher os dias todos com passeios. Tivemos brechas ótimas para relaxar, ler, passear sem pressa no centro... Até porque tem passeios que saem cedo (os que tem café da manhã incluso, oferecido pela agência). Beeeeeem cedo, no caso dos Geysers, por exemplo (4h30 da manhã).

Detalharei, nas próximas postagens, cada um dos passeios e as dicas para cada um.

Enjoy the ATACAMA! 

Qualquer pergunta, pode mandar email ;)

Nenhum comentário: