terça-feira, 6 de junho de 2017

A Costa Amalfitana, é tudo isso mesmo? Parte 1 - POSITANO

O foco da nossa viagem à Itália era a Costa Amalfitana. Sonho é sonho né...e não só eu, mas muita gente tem vontade de conhecer a região...Está no nosso imaginário...

Bom, saímos de Napoli de trem e fomos para Sorrento via CIRCUMVESUVIANA. Quer quiser ver horários da linha de trem NAPOLI-SORRENTO ou SORRENTO-NAPOLI pode checar aqui. O ticket custou 3,60 E por pessoa, e estava bem lotado nas primeiras estações...depois foi esvaziando. É daqueles trens mais simples, mas atendeu bem. Em cerca de 50 minutos chegamos a Sorrento, e já na saída da estação, encontramos a fila do SITA BUS que faz a linha SORRENTO - POSITANO - AMALFI. Este custou 8,00 E por pessoa e em 40 minutos, chegamos.

Atenção na chegada a Positano: verifique direitinho como fazer (caso vá de ônibus) para chegar até o seu hotel. O nosso, situado bemmmm lá embaixo (as cidades ficam na encosta), não permite acesso de ônibus até a porta. Descemos do ônibus SITA no Ponto POSITANO SPONDA e descemos o resto a pé (cerca de 5 minutos) até o hotel. Você pode pegar um táxi para descer, se quiser. Há um ponto onde nenhum veículo pode mais descer, aí tem que ser a pé mesmo (o caso do nosso Hotel).

HOSPEDAGEM EM POSITANO

Ah, que delícia chegar no VILLA LA TARTANA. Hotel gostoso mesmo. Todo branquinho dentro, móveis antigos e vista de tirar o fôlego. Recomendadíssimo! Pesquisei MUITO para chegar neste hotel. Queria ficar em ótima localização, e em hotel BOM/ÓTIMO. Não quisemos apartamento, nem casa, dessa vez. Queríamos hotel mesmo (um tiquinho de mordomia - em Positano -  não faz mal a ninguém, rs). Os preços em Positano são altos, portanto afirmo que trata-se de ótimo custo-benefício. Ver aqui.
 



Vista do quarto...olhem como fica bem próximo à praia.
Chegamos com ESTE por-do-sol... S2



SOBRE FICAR EM POSITANO:

Quanto à esta questão de escolher onde ficar, acho que cada um deve pesar suas razões como custos, logística (dos passeios), desejos...

Enquanto planejava a viagem, pus na cabeça que queria me hospedar em Positano ou Amalfi. Tenho essa "mania" de querer ficar no ponto mais quente. Mas às vezes não dá (cancelamos a ideia de ficar Capri $$).
Mas, sim, muito charmoso e romântico hospedar-se em Positano. E, assim como comentei sobre Monterosso (Cinque Terre) aqui, após a saída dos últimos turistas do dia (nos ferrys), por volta de 18h, a cidade fica à disposição dos que estão dormindo lá...é muito gostoso.

Mas, agora, pensando friamente,após conhecer Sorrento, recomendaria sem medo a quem quiser ir para a Costa Amalfitana montar sua base lá. A cidade é deliciosa também, e os deslocamentos são fáceis. Mas saibam que não há trens, e sim ferrys ou ônibus para fazer este trajeto SORRENTO-POSITANO-AMALFI-RAVELLO, e CAPRI (aí só de ferry/barcos)....etc. Conhecemos lá duas brasileiras que ficaram em Sorrento e faziam seus bate-e-volta tranquilamente, dormindo em Sorrento. Funciona!

Positano é SONHO, REAL!

As fotos são minhas, num tô craque?!

Chez Black, um clássico de Positano

 SOBRE A PRAIA EM POSITANO

Vou falar tudo aquilo que gostaria de ter lido antes de ir. Fomos para a Costa Amalfitana em Maio (início), portanto o clima era fresco de manhã e à noite, e quente durante o dia. Muito bom para os passeios, mas não um "clima de praia". Com isso digo que para aqueles que querem mergulhar e ficar jogado na praia, é melhor se programar mais para o fim de Maio em diante. Obs. Isso não impediu que eu e meu marido mergulhássemos. Somos acostumados com água gélida, rsrs, e a experiência foi divertida.

O que se sabe é que na altíssima temporada (meio de Junho a início de Agosto) a lotação da praia, ferrys e ônibus é enorme. 

Mas para curtir os bares da praia e os passeios, a época do início de Maio é perfeita. Veja:


Praia de pedrinhas....veja

Em Maio é praia cheia e água vazia! rsrsrs

Este selfie é irresistível...
 DICAS DE RESTAURANTES EM POSITANO:

Duas dicas legais de lugares que comemos em Positano:

Essa é top: o CAFFÉ POSITANO foi indicado pelo nosso hotel, que nos deu um cartão de 10% off. Fomos e foi simplesmente fantástico. É bom reservar, pois as mesas que dão vista para a praia costumar abacar rápido, sobretudo no jantar. O preço foi bem razoável (tudo deu cerca de 50 euros para o casal) e a comida, ótima! Veja as referências aqui.


Subida para o Caffé Positano.

Fomos a pé, fica bem no início da cidade, ou seja, no alto

Fala sério gente?!


Demais né...

O COLLINA foi uma ótima pedida, fica já na descida, centrinho da cidade...ainda não na praia, mas no caminho. Preços bons, cerca de 15 euros cada prato. Resenha dele no Tripadvisor aqui.





Positano é demais mesmo. Um roteiro inesquecível...

Nas próximas postagens vou contar dos passeios em Amalfi, Capri, Sorrento e Pompéia! Fique à vontade! 

Nenhum comentário: