segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dia de rei e rainha em Versalhes

Um dos lugares mais luxuosos que você pode visitar, na vida, é o Palácio de Versalhes (quiçá o mais).

Tem que ter vontade, fila no fim de Abril, e clima super frio neste dia!
O castelo dos Reis da França, localizado em Versalhes, subúrbio de Paris, tem registros que datam de 1038. Mas passou a ser residência real por volta de 1600. Representa o poder do Antigo Regime na França.

É tanto ouro, tanto brilho, tanta grandeza, que assusta.

É possível entender a simbologia que aquele lugar exercia sobre a massa oprimida, e relegada à pobreza. E imaginar as milhares de pessoas que invadiram os portões e jardins do Palácio na Revolução Francesa é mais impressionante ainda. 

Todos os aposentos - lembrando que o rei e a rainha dormiam em quartos separados - eram diferentes e detalhados, temáticos. As cores, os quadros que decoravam os cômodos são coisa finíssima.

Depois de caminhar pelo castelo, você chega aos famosos Jardins. São espetaculares. Mesmo no frio, ele estava belíssimo, florido. Imagino num dia de sol.

Dicas: Vá com sapatos MUITO confortáveis, anda-se muuuito. É possível pegar uma espécie de trenzinho, mas perder-se a pé pelos jardins é mais legal. Calculamos que, por alto, andamos uns 5, 6 km naquele dia. E leve um lanchinho.
Para chegar:


Você pode pegar aqueles ônibus de excursão em Paris, há vários.
De trem, pode ir da estação ferroviária Paris Montparnasse até a estação Versailles Chantiers. Ou da estação Paris Saint Lazare até a estação de Versailles que se chama Versailles Rive Droite.
Chegando em Versalhes, é só andar um pouco que já se vê o castelo (há placas pelo caminho).

Ingressos:

Nós compramos do lado de fora, numa lojinha de tickets.
O passaporte, que dá direito a visita ao Palácio(com audioguia em Português) + Jardins + Grand Trianon + Casa de Maria Antonieta = 18 euros.
Só o Palácio = 15 euros (inteira).


Cenários inesquecíveis...
 Info aqui.

2 comentários:

Poliana disse...

Quel, que sonho! Adorei as dicas dos transportes. A ansiedade só aumenta!!rs...Bjos!!!

Wilma disse...

Oi Raquel,mais uma perguntinha, saberia me dizer se o ingresso pra o C.de Versailles de 15 euros,jardim e palácio, dá direito a autoguia em português? porque li q o completo não dá tempo mesmo de ver tudo. Outra coisa, li aqui:"Chegando em Melun, nos finais de semana e feriados existe um ônibus que faz o trajeto até o castelo, mas durante a semana não tem transporte público, então tem que ser um táxi mesmo." no blog http://viverplenamenteparis.blogspot.com.br/search/label/Castelos. Isso me preocupa, há muita confusão nesse itinerário a Versailles...e só tenho um sábado ou dias úteis e não posso me confundir no trajeto,rsrsrs Um ótimo finde pra você!!