terça-feira, 23 de agosto de 2011

Montando a mala: o básico e o dispensável

Isto não é um blog de moda.

Mas como turistas, uma das preocupações é montar a mala. Este item, que pode parecer básico, pode auxiliar ou atrapalhar o andamento da sua viagem.

Digo isso porque na última viagem que fiz, me arrependi profundamente do tamanho da mala que levamos. Fizemos amizade com um casal chinês, e ficamos literalmente constrangidos ao saber que eles viajariam 30 dias (o mesmo tempo que nós) com 1/5 das bagagens que levamos, para se ter uma ideia. (tudo bem que eu acho que eles não trocavam de roupa todo dia né, but.....rs)

Algumas dicas legais para montar a sua mala, considerando um clima ameno (estilo primavera ou outono na Europa, por exemplo). No verão considere menos volume e no inverno maaaaaaais.

Na hora de montar a mala (nós mulheres principalmente), vamos olhando as coisas no armário e imaginando, "ah...se eu usar essa blusa vou ter que levar aquela saia...". Não devemos cair nessa! O ideal é levar peças coringa, e alguns detalhes e acessórios que disfarçam quando você quer usar a mesma roupa em várias situações na viagem. 

- Leve poucas partes de baixo: 1 ou duas calças, um short jeans (ou bermuda), uma saia mais coringa
- Troque a cara do look com as partes de cima: camisas, camisetas, jaquetas
- Abuse dos lenços, cachecóis e pashminas, pra ficar lindinha nas fotos ;)
- Meias-calças ajudam a amenizar o friozinho, e ainda dão um charme

Para os rapazes, vale a mesma regra (sem a meia-calça). Aliás, eles ficam um charme com lenços no pescoço. Meu marido relutou, mas depois de usar algumas vezes (por causa do friiiiio) acabou gostando.

Eu, particularmente, não gosto muito daquele estilo de viajante americanizado, que usa calça de moletom e casaco do conjunto sabe? Mas que deve ser confortável, deve...

clicando a foto aumenta.
Nos pés, faça como eu digo e não como eu fiz: não se iluda, em uma viagem a lugares onde anda-se muito, como a Europa, você acaba não usando salto alto. Seus pés ficam acabados no fim do dia, mesmo de tênis ou um sapatinho baixo, imagine se você vai querer pôr salto!

Sei que muita gente torçe o nariz para tênis, mas em termos de conforto, não existe nada parecido.

Botinha, sapatilha confortável e oxford são benvindos, para variar o tenisão! Ah, e não esqueça das havaianas!

Eu, teimosa, levei uma sandália de salto na mala, e não usei nenhum dia.
Este oxford salvava meus pezinhos...comprei pela internet, no site da Shoestock. É de pelica, super macio.
Acredite: um sapato desconfortável pode arruinar sua viagem.

No mais, não deixe que a preocupação com roupas ocupe mais a sua mente do que os programas e lugares fantásticos que você visitará! Isso sim deve ser seu foco!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Tan, tan, tan, tan, tan, tan......Berço dos Jogos Olímpicos

O Estádio Kalimarnaro, conhecido também como Panathinaikos Stadium, é um estádio todo com arquibancadas feitas de mármore, palco dos primeiros jogos olímpicos da era Moderna.

A primeira competição olímpica aconteceu em 1895.


O estádio fica no lugar do antigo Estádio Panathinakos, construído por Licurgo entre 330-229 AC (pára tudo!!!). Foi reconstruído entre os anos 76-138 DC para disputas de gladiadores.

Ele recebeu reparos para as Olímpíadas de Atenas de 2004, em que foi palco de algumas competições de Atletismo, além da fatídica Maratona, em que o brasileiro Vanderlei Cordeiro foi agarrado por um idiota vestido de irlandês (era isso mesmo?!).


A entrada é de 3 euros, com direito a Audioguia em português.
Uma das atrações mais baratas que  fomos, e mesmo assim muito emocionante.


Obs. Havia vários turistas dando voltas correndo na pista, ao som de "TAN,TAN,TAN,TAN, TAN,TAN..." irresistível né...

 

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Veneza...porque adoramos um clichê

Todo mundo tem uma opinião formada sobre Veneza. Alguns amam, outros odeiam. Outros são loucos para conhecer. Alguns não querem ir por nada.

Sendo assim, vai a minha:
Veneza é um sonho! É daqueles lugares únicos.





Lindo, Lindo, Lindo! Vejam, com seus próprios olhos:

Mercado Rialto: um passeio delicioso (pra quem gosta de feira!)




Tem alguns defeitinhos (mas não senti nada de mau cheiro), como toda cidade mega-turística. A comida é mais cara que em outras cidades top (como Paris ou Barcelona), e não é melhor por isso; tem rios e rios de gente por todos os lados (algumas épocas são mais desagradáveis, como Julho e Agosto). Mas um pouco de espírito esportivo ajuda nessas horas.

Mas o que fica são as lindas imagens, os momentos românticos, as noites de lua cheia na beira dos canais.

Informações:

Do Aeroporto Marco Polo (Veneza Mestre), pegamos o Water Bus da Aliguna Lines, Linha 1, 15 euros. Descemos na parada Arsenale, bem perto do nosso hotel (Al Nuovo Teson).
O Hotel é bem agradável, veja aqui. Pagamos 100 euros a diária, com um ótimo café da manhã (com Nutella e tudo!!! rs). Reservamos pelo booking.com.